domingo, novembro 27, 2011

Cupcake natalino

Cupcake natalino


Ingredientes:
. 2 xícaras de farinha de trigo
. 1 colher (chá) de canela em pó
. 1 pitada de sal
 . 3 ovos
. 1 e 1/2 xícara de açúcar
. 2 colheres (sopa) de manteiga
. 1/2 xícara de leite
.  3 maçãs picadas
. 100 g de uvas-passas
. 100 g de nozes picadas
. 1 colher (sopa) de fermento em pó
. Pasta para fondant

Modo de preparo:

Numa tigela, peneire a farinha, a canela e o sal e reserve. Na batedeira, bata as gemas, o açúcar e a manteiga até formar uma mistura clara e fofa. Adicione o leite e os ingredientes secos reservados. Junte as maçãs, as uvas, as nozes e o fermento e misture devagar. Em outro recipiente, bata as claras em neve e misture à massa delicadamente. Despeje em fôrmas para cupcake untadas e leve ao forno por 15 minutos. Prepare o fondant conforme as instruções da embalagem e cubra cada bolinho com uma colher da pasta pronta. Decore com cereja, nozes, damasco seco, uvas-passas e cascas de laranja cristalizadas.

Cupcake de chocolate com nozes

Ingredientes
. 2 xícs. (chá) de farinha de trigo
. 1 col. (chá) de fermento em pó
. 1 col. (chá) de bicarbonato de sódio
. 2 xícs. (chá) de açúcar mascavo
. 3 cols. (sopa) de chocolate em pó
. 4 ovos
. ½ xíc. (chá) de óleo
. 1 xíc. (chá) de nozes picadas
Para decorar. 300 g de pasta americana branca
. Confeitos de açúcar natalinos

Modo de preparo

Numa tigela, misture a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato, o açúcar e o chocolate em pó. Aos poucos, acrescente os ovos batidos, o óleo e as nozes picadas. Distribua a massa em pequenas forminhas de papel (nº 0), dentro das formas próprias para a confecção de cupcakes. Coloque-as numa assadeira e asse no forno preaquecido a 200 °C por, aproximadamente, 30 minutos.
Espete um palito de dente na massa - se o palito sair limpinho, o bolinho está pronto. Deixe esfriar. Em seguida, faça uma bolinha com a pasta americana e, com as próprias mãos, achate-a em formato arredondado. Coloque-a sobre o cupcake, pressionando levemente para fixar. Com um cortador em forma de pinheiro, recorte a pasta americana verde com cuidado.
Cole o pinheiro e os confeitos (bolinhas da árvore e estrelinhas) com uma gotinha de clara de ovo. Por fim, embale cada um dos bolinhas numa caixinha transparente, dessas que são próprias para cupcakes, e amarre cuidadosamente com um laço de fita natalino.
http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-cupcake-chocolate-nozes-518526.shtml

 


 

 


1 comentários:

Vanessa Menezes disse...

Delícia total!!! Lindos também...Vc ta querendo me engordar tá Eliana!!!
Mas, falando sério. Não da pra resistir... bjooooo