1. Pré-aqueça o forno a 180º graus. Quando ele estiver quente, ponha as nozes partidas num tabuleiro e leve-o ao forno por 10 minutos ou quando você começar a sentir o cheiro das nozes tostando. Cuidado para não queimá-las: retire do forno e reserve. Forre um tabuleiro de 33 x 24 cms com folhas duplas de papel alumínio, deixando o papel alumínio maior do que as bordas (para podermos levantar o brownie depois de assado). Unte com manteiga e polvilhe de farinha e reserve;
2. Numa vasilha media, que possa ser pousada em cima de uma panela, ponha a primeira medida de chocolate (360 gramas) e a manteiga. Leve a panela ao fogo com 3 dedos de água e ponha a vasilha em cima, sem deixar o fundo desta tocar na água. Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria até o creme estar homogêneo. Não deixe o chocolate muito tempo no banho-maria: quando sobrarem alguns pedacinhos de manteiga, retire do fogo e deixe-os derreterem com o calor residual. Retire do fogo e acrescente o açúcar. Misture bem e em seguida junte os ovos um por um, a farinha, o sal, e a baunilha. Por fim, acrescente as nozes tostadas.
3. Derrame metade desse creme no tabuleiro preparado. Com uma espátula, espalhe bem o creme por toda a superfície. Leve ao forno por 20 minutos. Depois de 20 minutos, retire o brownie e deixe esfriar por no mínimo 25-30 minutos.
4. Enquanto o bronwie esfria, ponha todos os caramelos numa pequena panela. Junte o creme de leite e leve ao fogo baixo, misturando sem parar até os caramelos derreterem completamente no creme de leite. Quando o brownie estiver resfriado, entorne o caramelo quente (se esfriar e engrossar, leve ao fogo um pouco: o caramelo fica mais fácil de espalhar enquanto está quente) e espalhe por toda a superfície com cuidado. Salpique o chocolate picado (180 gramas) por cima do caramelo. Por fim, com muito cuidado, entorne o resto da massa de brownie, e com uma faca ou espátula, espalhe a massa de brownie por todo o tabuleiro.
5. Leve ao forno por 30 a 35 minutos. Mergulhe a ponta da faca na camada de cima do brownie e teste para ver se ele esta pronto: a faca tem de sair ainda úmida da massa, porem não com pedaços de massa crua.
6. Tire o brownie do forno e deixe-o esfriar por pelo menos 3 horas antes de cortar. Isso é fundamental para o caramelo poder esfriar. Para tirar o brownie da forma, levante o papel alumínio e retire todo o brownie do tabuleiro. Eu gosto de inverter todo ele numa tabua, de cabeça para baixo, retirar o papel alumínio, e usando outra tabua de apoio, virar o bronwie de novo de cabeça para cima. Corte em quadrados.
fonte:http://www.simplesmentedelicia.com/?p=1581
5 comentários:
Que delícia!!!
Bjs...Já estou levando a receita!!!
Que delícia, amei. Quanto ao brigadeiro de colher, pode sim fazer num dia e servir no outro.
Amiga, não sei o que acontece, pq qdo entro em alguns blog seu meu antivirus acusa ameaça, de uma verificada, pq selinhos são terríveis para trazer virus. beijinhos
Caramelo e chocolate !!!!!!!!!!!! Ai que delícia !
Beijo
Ola sou do cantinho da delicia e ja estou te seguindo...
quando puder de uma passadinha ela para se deliciar...
Nossa.... Deu agua na boca!!! Mas fiquei pensando esse brownie de baixo que ja tava assado qdo voltar para o forno, nao via ficar duro ou assado demais? Parabens pelo blog. Um bju Ana Paula
Postar um comentário