Receita: Buttercream básico

Para fazer uma receita de buttercream básica, você irá precisar de:

- 1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 6 a 8 xícaras de açúcar de confeiteiro (peneirado)
- 1/2 xícara de leite
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Bata na batedeira a manteiga , por cerca de 2 a 3 minutos, até que ela fique cremosa e macia. Acrescente 6 xícaras de açúcar de confeiteiro, o leite e a essência batendo em velocidade baixa e desligue quando a mistura ficar clara e fofa. Caso queira deixar mais consistente, adicione aos poucos as outras 2 xícaras de açúcar, até alcançar o ponto desejado.

Flor com Borboleta - decoração cupcake

material:
- tapete de silicone
- pasta americana na cor rosa
- rolo liso
- cortador de borboleta
- creme amanteigadoo Buttercream amarelo-limão
- glacê real na cor branca
- bicos Wilton: perlê 2, pétala 123

OBS: Esta cobertura é para muffns assadas em forminhas amantegadas nº 30

1- 2 e 3: Abra a pasta americana rosa e corte borboletas com o cortador. Coloque-as para secar com as asas apoiadas.
4- 5- 6- 7 e 8:Com o bico pétala 123 e ocreme amenteigado amarelo-limão, faça 6 pétalas embaixo e 5 em cima. Coloque uma borboleta seca em cada muffin. Faça o corpo e os corações nas asas com glacê branco e bico perlê 2. A receita do creme amanteigado Buttercream encontra-se no marcador Dicas e Técnicas.


Cupcake de Nhá Benta

Ingredientes:
85gr de chocolate meio amargo, picado
1 xícara de farinha
1/2 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
1/2 xícara (110g) de manteiga sem sal, amolecida
1 e 1/4 xícara de açúcar
2 ovos grande
1 colher de chá de essência de baunilha
1/2 xícara de sour cream *
1/2 xícara de água

*Você pode substituir o sour cream por iogurte natural integral ou fazer a receita caseira. Para a receita caseira mistura-se 1 colher (sopa) de suco de limão a 1 xícara de creme de leite fresco, e deixa-se a mistura descansar em temperatura ambiente por 30 minutos. Guarde na geladeira até a hora de usar.

Marshmallow:
1 e 3/4 xícara de açucar
3 claras de ovos grandes
1/4 xícara de água
1/4 colher de chá de cremor tártaro
1 colher de chá de essência de baunilha
1/2 colher de chá essência de amêndoas

Cobertura de Chocolate:
2 xícaras (340g) de chocolate meio amargo, picado
3 colheres de sopa de óleo
Preparo:
Prá aqueça o forno a 180°C.

Cupcake:Derreta o chocolate. Peneire os ingredientes secos numa tigela. Bata a manteiga e o açucar em velocidade média até ficar um creme claro e fofo. Em velocidade baixa, adicione o chocolate derretido. Aumente a velocidade e adicione os ovos um a um, a baunilha e bata por aproximadamente 1 minuto. Misture o sour cream. Em velocidade baixo, acrescente metade dos ingredientes secos mais a água e depois coloque o restante dos secos e bate até misturar. Coloque a massa nas forminha, sem encher, deixando aproximadamente um dedo até a borda e asse por aproximadamente 20 minutos ou até que o teste do palito saia limpo. Depois de pronto transfira os cupcakes para uma grelha e deixe esfriar.

Marshmallow:Numa tigela grande, misture a água, as claras e o cremor tártaro. Com uma batedeira manual, bata em velocidade alta até ficar espumante, cerca de 1 minuto. Coloque a tigela em banho maria e bata em velocidade alta até que forme picos firmes, cerca de 12 minutos. Se você tiver um termômetro o marshmallow deve estar à 70 graus. Retire do banho maria e misture as essências e bata por mais 2 minutos até que o marshmallow engrosse.

Cobertura:Misture o chocolate e o óleo e derreta. Transfira para uma tigela pequena mas funda e deixe esfriar por aproximadamente 15 minutos.

Montagem:
Coloque o marshmallow num saco de confeitar com bico liso. Com os cupcakes já frios, faça uma espiral em cima deles e coloque-os na geladeira enquanto prepara a cobertura de chocolate. Retire os cupcakes da geladeira e mergulhe-os no chocolate, retire e deixe escorrer o excesso de chocolate. Se faltou algum lugar sem chocolate, complete com a ajuda de uma colher. Deixe os cupcakes em temperatura ambiente por 15 minutos. Leve para a geladeira por mais 30 minutos. Cubra e deixe resfriar por 2 horas e sirva gelado. Os cupcakes podem ficar na geladeira por até 3 dias.
fonte:http://www.pamelabrandao.com/

Queques

INGREDIENTES:
250 gr de farinha
2oo gr de açúcar
100 gr de manteiga
2 ovos
2 a 3 xicaras (de café) de leite
1 c sobremesa de fermento
raspa de um limão
PREPARAÇÃO:
Forno a 180º
Misturamos tudo, pela seguinte ordem.Açúcar, ovos, farinha, fermento , manteiga, leite e raspa de limão.
INGREDIENTES:
250 gr de farinha
2oo gr de açúcar
100 gr de manteiga
2 ovos2 a 3 xicaras (de café) de leite
1 c sobremesa de fermento
raspa de um limão
PREPARAÇÃO:Forno a 180ºMisturamos tudo, pela seguinte ordem.Açúcar, ovos, farinha, fermento , manteiga, leite e raspa de limão.
Vertemos para as formas, untadas com manteiga e polvilhadas com farinha.
Aproximadamente 24 queques.
Levamos ao forno por 25 minutos.

 

Brownie de Nozes Recheado de Caramelo e Chocolate


  • 150 gramas de manteiga sem sal



  • 360 gramas de chocolate meio-amargo (eu tenho usado o Garoto 55% Cacau)



  • 1 ½ copos de açúcar (300 gramas)



  • 4 ovos grandes



  • 1 colher de sopa de baunilha



  • 1 ½ copos de farinha de trigo



  • 1 pitada de sal



  • 1 copo de nozes picadas (100 gramas)



  • 350 a 400 gramas de balas de caramelo



  • 1/3 copo de creme de leite



  • 180 gramas de chocolate meio-amargo (eu tenho usado o Garoto 55% Cacau), picado pequeno





  • 1. Pré-aqueça o forno a 180º graus. Quando ele estiver quente, ponha as nozes partidas num tabuleiro e leve-o ao forno por 10 minutos ou quando você começar a sentir o cheiro das nozes tostando. Cuidado para não queimá-las: retire do forno e reserve. Forre um tabuleiro de 33 x 24 cms com folhas duplas de papel alumínio, deixando o papel alumínio maior do que as bordas (para podermos levantar o brownie depois de assado). Unte com manteiga e polvilhe de farinha e reserve;



  • 2. Numa vasilha media, que possa ser pousada em cima de uma panela, ponha a primeira medida de chocolate (360 gramas) e a manteiga. Leve a panela ao fogo com 3 dedos de água e ponha a vasilha em cima, sem deixar o fundo desta tocar na água. Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria até o creme estar homogêneo. Não deixe o chocolate muito tempo no banho-maria: quando sobrarem alguns pedacinhos de manteiga, retire do fogo e deixe-os derreterem com o calor residual. Retire do fogo e acrescente o açúcar. Misture bem e em seguida junte os ovos um por um, a farinha, o sal, e a baunilha. Por fim, acrescente as nozes tostadas.



  • 3. Derrame metade desse creme no tabuleiro preparado. Com uma espátula, espalhe bem o creme por toda a superfície. Leve ao forno por 20 minutos. Depois de 20 minutos, retire o brownie e deixe esfriar por no mínimo 25-30 minutos.




  • 4. Enquanto o bronwie esfria, ponha todos os caramelos numa pequena panela. Junte o creme de leite e leve ao fogo baixo, misturando sem parar até os caramelos derreterem completamente no creme de leite. Quando o brownie estiver resfriado, entorne o caramelo quente (se esfriar e engrossar, leve ao fogo um pouco: o caramelo fica mais fácil de espalhar enquanto está quente) e espalhe por toda a superfície com cuidado. Salpique o chocolate picado (180 gramas) por cima do caramelo. Por fim, com muito cuidado, entorne o resto da massa de brownie, e com uma faca ou espátula, espalhe a massa de brownie por todo o tabuleiro.



  • 5. Leve ao forno por 30 a 35 minutos. Mergulhe a ponta da faca na camada de cima do brownie e teste para ver se ele esta pronto: a faca tem de sair ainda úmida da massa, porem não com pedaços de massa crua.



  • 6. Tire o brownie do forno e deixe-o esfriar por pelo menos 3 horas antes de cortar. Isso é fundamental para o caramelo poder esfriar. Para tirar o brownie da forma, levante o papel alumínio e retire todo o brownie do tabuleiro. Eu gosto de inverter todo ele numa tabua, de cabeça para baixo, retirar o papel alumínio, e usando outra tabua de apoio, virar o bronwie de novo de cabeça para cima. Corte em quadrados.



  • fonte:http://www.simplesmentedelicia.com/?p=1581

    Cupcake de banana

    ingredientes
    2 ½ copos de farinha
    2 colheres de sobremesa de fermento em pó
    ½ colher de sobremesa de sal
    1 ½ copo de bananas amassadas (bem maduras! –são aproximadamente 4 bananas)
    200 gramas de manteiga sem sal, derretida
    1 1/3 copo de açúcar
    2 ovos
    1 colher sobremesa de aroma de baunilha
    1 copo de coco ralado

    modo de preparo

    1. Pré-aqueça o forno a 180° C. Ponha as formas de papel dentro das forminhas de metal.
    2. Numa vasilha, misture a farinha, o fermento, e o sal. Reserve.
    3. Em outra vasilha, misture as bananas amassadas, a manteiga derretida, o açúcar, os ovos, a baunilha e o coco ralado até formar uma massa homogênea. Adicione os secos (farinha+fermento+ sal) e misture somente até dar liga a massa.
    4. Encher as forminhas de massa até um terço da borda. Asse por 25-30 minutos, até os bolinhos ficarem dourados.
    5. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
    Essa receita dá aproximadamente 16 cupcakes e pode ser dividida.

    para a cobertura

    • 4 claras de ovo
    • 260 gramas de açúcar
    • 1. Na vasilha da batedeira elétrica, junte o açúcar e as claras. Ponha a vasilha em banho-maria, em cima de uma panela com água fervente.
    • 2. Esquente as claras, mexendo regularmente, até a mistura chegar a 50 º C graus – use o dedo para medir a temperatura: quando ficar quase quente demais para manter o dedo dentro, está pronto. Essa etapa é necessária para estabilizar as claras e manter o merengue firme.
    • 3. Bata as claras em neve até formar um merengue firme e brilhoso, e a temperatura das claras em neve estiver quase ambiente (aproximadamente uns 10 minutos)
    • 4. Com um saco de confeiteiro, ou uma colherzinha, cubra os bolinhos com merengue. Obs: Você pode usar um pouco de anilina comestível para colorir o merengue.
    • 5. Depois é só dar vazão a imaginação na hora de decorar- chame as crianças e faça-as e participarem: granulados coloridos, coco ralado tostado, pedacinhos de banana passa, as opções são inúmeras!
    OBS: Se  você não tiver forma própria para os muffins, voce poder usar forminhas grandes de papel e formas de aluminio conforme na foto.
    fonte:http://www.simplesmentedelicia.com/?p=214